Se você chega para vender o seu peixe a um cliente ou futuro cliente e fala sobre frequência, sequência e relevância, provavelmente ele ficará olhando para você com cara de paisagem. Até mesmo para profissionais do mercado de marketing digital esse conteúdo é bastante abstrato.

Por ter criado um metodologia própria de trabalho na INBOX Conteúdo, que absorvem essas premissas percebi que não é muito comum as pessoas tratarem dessas três palavras juntas, no entanto, para se ter resultados em um mundo cada vez mais digital, certas rotinas devem estar na ordem do dia! Esse roteiro de ações é a bíblia do marketing digital e todo planejamento deve ser baseado nessas regras.

Vamos falar então sobre essas três palavrinhas chatas de escrever e com acento circunflexo: sequência, frequência e relevância!

O conteúdo especializado é atualmente a forma mais eficaz de trazer visibilidade para o seu negócio. Vivemos na era do conteúdo digital e quanto mais exclusivo e segmentado, mais engajamento trará para seu site, blog e redes sociais.

A mensagem segmentada e com acessibilidade é a essência da comunicação estratégica. Portanto, manter um calendário de pautas e de publicações seguindo a regra: FREQUÊNCIA, SEQUÊNCIA E RELEVÂNCIA é fundamental para alcançar resultados desejados.

Definindo cada uma delas:

Frequência: montar um cronograma com pautas e consequentemente publicações é fundamental. Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas passam a se conectar com assuntos de interesses delas, e a frequência nas postagens ajuda no aumento do trafego e no engajamento.

Vou inclusive, citar um cara que é um grande exemplo de resultado com frequências e relevância no #linkedin, o Paulo Silvestre é atualmente #topvoice e tem mais de 220 mil seguidores por aqui. Sei que ele respeita como ninguém as regras de frequências/relevância e todas as quarta feiras tem artigo novo dele no ar. O da ultima semana, inclusive, está muito bom: fala sobre ataque cibernético.

O Paulo é um excelente exemplo de que não adianta fazer publicações esporádicas, é preciso manter uma regularidade nas postagens. E definir dias certos e regulares e até mesmo as horas especificas de cada publicação é fundamental.

Mesmo porque cada rede social tem o seu pico de audiência, existe muita informação sobre isso na web, mas selecionei um conteúdo que gosto muito, do Henrique Carvalho, idealizador do #viverdeblog para que saiba mais sobre os melhores horários para postar nas redes sociais

Sequência: a definição de sequência no dicionário já é bem lógica e explica sobre o que estou falando, a sequência é o ato de dar continuidade a algo que foi iniciado, como por exemplo: se falei no meu conteúdo anterior que no próximo abordaria sobre esse tema, então não engane o seu leitor e não duvide de que as pessoas estão seguindo os seus conteúdos.

Dar sequência a um assunto que foi prometido, ou aprofundar em temas que tiveram engajamento pode ser vantajoso para você.

Além de demostrar domínio sobre o tema, atesta que você esta preocupado em cumprir com o que prometeu. E isso tem a ver com um tema no qual gosto muito de tratar e que será assunto para um próximo conteúdo: atenção genuína aos seus seguidores virtuais.

Percebe que já deixei aqui a pauta do próximo assunto? E vou cumprir o que disse 😀

Relevância: parece obvio, mas a qualidade do seu conteúdo manterá o seu leitor mais conectado com os seus posts. Quanto mais relevante o assunto mais tempo ele terá de visualização e consequentemente de duração no topo das timelines e dentro do seu blog ou site.

Você pode não se importar com isso, mas o tempo em que o leitor passa no seu site ou blog tem muita importância. E antes tarde do que nunca, é preciso investir nesse tempo de permanência.

Mas por que a retenção do leitor é tão importante? Quando as pessoas permanecem por mais tempo na sua página o Google analisa que o seu conteúdo tem relevância para prender o leitor e melhora o seu rankeamento.

Por isso é tão importante entregar conteúdo de qualidade. Não adianta conseguir levar o leitor para o seu site e ou blog e não retê-lo. Tem muita inteligência aplicada nisso e o “ser humano virtual” mais conhecido como Google entende que se as pessoas entram e saem muito rapidamente na sua página, tem algo de errado nisso.

Portanto, se quer ter resultados com marketing digital essas três palavrinhas terão de fazer parte da sua rotina. Com um bom planejamento é possível inserir frequência, sequência e relevância no seu método de trabalho com marketing digital.

Se quiser saber mais sobre, estamos por aqui e será um prazer te conhecer e tentar te ajudar nisso.

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Esse artigo foi originalmente publicado no Linkedin da Fernanda Lage