Esse texto é um chamado a reflexão e foi criada por uma de nossas produtoras de Conteúdo, Grazielle Garcia, no dia da consciência negra!

Você sabia que o dia da Consciência Negra foi escolhido porque marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares? O último líder do maior dos quilombos no período colonial. É uma data de extrema importância, pois serve para lembrar que temos uma dívida histórica com as populações afrodescendentes e indígenas. .

Em um passado não tão distante, pessoas foram escravizadas pela cor da sua pele. E isso tem reflexos até hoje quando analisamos as taxas de emprego e subempregos no país. Homens e mulheres, filhos, netos e bisnetos de pessoas escravizadas, foram jogadas nas margem da sociedade, nas regiões periféricas, onde são marginalizadas pela sua cor e traços dos seus ancestrais até hoje.

E por que viemos falar sobre isso aqui? Simples! Os conteúdos de marketing por muito tempo era um lugar apenas de brancos (e ainda é muito esbranquiçado). Então viemos dizer que nós reconhecemos e não compactuamos com a racismo estrutural dessa sociedade.

O dia da consciência negra é para lembrar que ainda vivemos em uma sociedade racista e que não basta não ser racista, é necessário ser anti-rascista também para que o quadro mude. Não importa se é branco, negro, amarelo ou pardo. O racismo ainda é um problema da nossa sociedade e é dever de todos combatê-lo.

Existe um movimento de luta e conscientização nas agencias de publicidade, entenda o pacto de inclusão de jovens negros na publicidade.   

Nosso posicionamento

Nós da @InboxConteudo estamos dispostos a nos conscientizar cada vez mais, para tornar a atmosfera do marketing de conteúdo cada vez mais equânime e que represente, cada dia mais a diversidade. E para produzir conteúdos mais engajados depende de cada um de nós, pois o mercado é muito novo e está em formação. Nosso desejo e vontade é que já seja bem mais engajado do que a publicidade.

Enfim, um recadinho curto e direto para te conscientizar sobre a importância de inserir conteúdos diversificados e que abranjam todos os tipos de culturas na publicidade e nos conteúdos! Na Inbox Conteúdo todos são bem-vindos, alias, muito bem-vindos! Não ao preconceito disfarçado e ao racismo subliminar!

Lembre-se, ter consciência é entender que o racismo também é problema seu.