Eu fiz uma enquete recentemente para saber qual seria o tema do meu próximo artigo no Linkedin e a grande maioria votou no tema: técnica de escrita e conteúdo!

E como não se pode contar que vai fazer algo na rede social e não fazer rsrs, eu inclusive falo sobre isso em um artigo que escrevi: frequência, sequência e relevância! E estou cumprindo com a minha promessa de entregar o conteúdo com o tema mais votado.

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A importância da técnica na escrita 

Todo mundo que pensa em escrever uma história, independente do contexto, pode se deparar com diversos contratempos como falta de ideias, bloqueios criativos, escrever textos muito prolixos, falhas na estruturação do texto e até mesmo esquecer do básico de qualquer história: ter começo meio e fim.

Portanto, é importantíssimo usar técnicas para fugir dos excessos ou escassez de informações, além de ajudar na construção ideal de um bom texto.

Etapas para ser mais criativo na produção de conteúdo

Defina o objetivo – Saber qual o seu objetivo com aquele texto ou conteúdo é o primeiro passo para alcançar resultados com ele. Onde você está e aonde quer chegar? O que você deseja alcançar com essa escrita? Fortalecer a sua marca pessoal, demonstrar seus produtos e serviços ou para alguma outra ação específica?

Saiba pra quem você escreve – Não existe contar uma história sem saber pra quem ela se destina e isso é fundamental para construir bons textos. Alguns assuntos mais genéricos podem até alcançar pessoas aleatórias, mas na maioria das vezes, saber qual o seu público é fundamental para alcançar resultados.

Coleta de dados – Antes mesmo de começar a rabiscar ou a colocar as ideias principais no papel você deve pesquisar sobre o tema, um brainstorming ajuda a desenvolver de forma consistente a sua escrita, a lapidar e florescer as ideias e além do mais, pesquisar referências e boas fontes é indispensável. Não precisamos inventar a roda, apenas imprimir as nossas ideias com mais fundamentos.

Definição do problema – Normalmente as suas dores são as mesmas de muitas outras pessoas, sendo assim, se você expõe de forma concisa um problema, as pessoas se identificaram com ele e continuarão com a leitura até você oferecer uma solução. Vou demonstrar mais abaixo uma estrutura do texto que tem o lugar certo para apresentar o problema.  

Geração de ideias – Se não estimularmos a nossa criatividade com muita leitura e pesquisa, nossos conteúdos jamais irão evoluir. Não é a toa que grandes escritores são verdadeiros devoradores de livros. Leia sempre, leituras agradáveis e que façam o seu olho brilhar.

Além disso, existem alguns processos de criatividade para gerar ideias, eu sempre começo os meus textos jogando aquele famoso brainstorming no papel, que traduzindo ao pé da letra é a tempestade de ideias, em seguida me aprofundo no desenvolvimento de cada dessas ideias por meio de pesquisa.

Implementar métodos e técnicas para geração de ideias pode te ajudar sair um pouco fora da caixinha e se destacar cada vez mais com a sua escrita.

Seleção do tema – Normalmente parte de insights cotidianos, eu sou a maluca das anotações de ideias, já perdi muita coisa boa por não anotar, então é comum eu acordar a noite e escrever alguma ideia de pauta rsrs. Atualmente uso o Evernote para me ajudar a organizar as ideias e pautas e tem funcionado super. Ele ajuda inclusive a colocar o que já foi publicado e o que esta por vir.

Sobre os temas eu sempre decido baseado em algum objetivo do momento, que tenham relação com a atividade que quero destacar ou divulgar, e as vezes, quebro a programação de pautas para entrar com algum tema que esteja muito em evidência, mas que tenha relação com a minha linha de escrita, que é conteúdo digital, mentoria de conteúdo para Linkedin e meus projetos como escritora ghost writer.

Deixe o seu texto dormir – Uma técnica fundamental para produtores de conteúdo e escritores é deixar o texto descansar antes de publicá-lo. O fato de terminar um texto e deixá-lo descansar de um dia para o outro pode mostrar erros e insights que não percebemos quando estamos no calor do momento e até viciados naquela leitura.

Mais ou menos assim, escreva com vinho e revise com cafe! 😀

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Veja abaixo a estrutura que uso na construção de um conteúdo para as redes sociais.

4 passos para a construção de conteúdo curtos e de resultados  

Vamos tentar um exercício bem direto e prático que vai colocar seus conteúdos em outro patamar de inteirações. Siga com este esqueleto de conteúdo na hora de escrever o seu.

Portanto, se vai escrever um conteúdo para o seu feed no Linkedin, siga exatamente esses passos e depois me conta como foi o engajamento do seu público.

  1. Pense e gaste tempo fazendo um TÍTULO bem chamativo e que gere a curiosidade para que o leitor tenha vontade de avançar na leitura. Já reparou que, quando você faz uma publicação no feed do LinkedIn, a plataforma só mostra as três primeiras linhas? Portanto, é o único momento que você tem para que as pessoas cliquem em “ver mais” ou descartar o seu conteúdo e seguir para o próximo. Capriche no título, mas não engane.
  2. Faça uma introdução que conte sobre o motivo, causa, dor ou problema em questão. Como citei acima, na maioria das vezes as pessoas tem dores e problemas parecidos com os seus, exponha o problema em questão, de forma que aguce a curiosidade e vontade das pessoas em continuarem lendo o seu texto para achar a solução daquele problema que também são delas.
  3. Desenvolva sobre o tema com soluções, dicas e orientações! No passo seguinte você deve apresentar a sua visão sobre o assunto e trazer as possíveis soluções e dicas para vencer o problema destacado.
  4. Finalize o seu artigo ou nota com um CTA – chamada para ação e para interação. Se você não cria, no final do seu conteúdo, meios de interagir com quem leu, provavelmente ele não terá o efeito desejado. Portanto, leve a sua audiência para dar um passo seguinte e continuar consumindo o seu material. 

Existem vários exemplos de CTA e cada um dele farão sentido de acordo com o seu objetivo com aquela publicação, como por exemplo: leia também no meu blog, conheça mais sobre o programa, comente a sua visão sobre o tema ou o que você faria de diferente, etc!

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Bem, espero que você coloque em prática esses ensinamento.

Não é da noite para o dia que você vai acertar de cara, mas com técnica e a prática tudo pode se transformar para melhor.

Tente curtir o momento da escrita de forma agradável e que faça a sua veia pulsar, tente achar um cantinho gostoso, um bom e prazeroso ambiente de trabalho pode ajudar e muito, liga o som e tente quebrar a sua rotina quando estiver escrevendo.

No mais é técnica, vontade, transpiração e o mais importante, valorize as suas ideias, suas histórias são a parte mais importante do que você coloca no papel e ninguém mais pode fazer isso por você.

Uma bjo e até o próximo artigo! 😀

Originalmente publicado no site da Inbox Conteúdo

Sobre a autora

Fundei a INBOX Conteúdo em 2017 para compartilhar conteúdos autênticos e verdadeiros na era digital. Sou especialista em marketing digital, consultora e escritora Ghostwriter.

Meu trabalho é te ajudar a criar sua reputação na rede e a ganhar autoridade na sua área, por meio de conteúdo estratégico e autêntico. Onde você está e aonde quer chegar?

Te convido a me acompanhar no Instagram: @flage_ 

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