Descompressão na ordem de todo dia, felicidade na ordem de sempre e conteúdo correndo na veia que é o que “noix goxta” e sabe fazer 😀

Todo ser humano anseia por felicidade, em tudo o que fazemos ou buscamos, há sempre um desejo pela felicidade plena. No entanto, nem sempre é possível ter uma “Work life Balance” – unindo em um só tempo e espaço: trabalho, vida e felicidade. Mas é preciso tentar, afinal, a felicidade é um estado de espírito, é a consequência da vida que nós levamos.

Ter felicidade no trabalho é garantir estar feliz na maior parte dos seus dias, é levar ou espalhar pela casa a extensão dessa felicidade, é transformar para mais feliz a vida de quem te acompanha nessa jornada, é purificar o seu corpo e sua alma, em forma de sorriso, abraço e de felicidade constante, ampliando os horizontes e te dando forças para seguir e prosperar.

No meu último artigo eu fiz uma brincadeira com o Matheus de Souza, me referindo aos ensinamentos dele e experiência com relação à virada de chave do 30º artigo no Linkedin, mas como toda brincadeira tem fundo de verdade e eu sou de carne e osso, realmente não sei o que fazer daqui pra frente.

Mas a real é que eu simplesmente vou continuar sendo feliz e trabalhando duro com o que eu gosto, porque o resto o Matheus disse que vem (rsrs).

E assim, hoje venho falar de felicidade, um tema que sou eu todinha, pois eu acredito que a única forma de ser completamente realizada nessa vida é sendo feliz.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

* Foto arquivo pessoal, eu e a minha dog Madonna caminhando na praia

Foi por isso que eu fugi do mundo corporativo e resolvi empreender, aquele negócio que é uma montanha-russa diariamente, mas que achei um jeito de subir nela, respirar, virar de cabeça para baixo, andar em alta velocidade, mas sem cair lá de cima.

Até porque sempre tive problema com coisas repetitivas, é como se a felicidade ficasse paralisada quando ela se choca com a rotina. 

Não posso deixar de contar sobre importância do uso da felicidade como inspiração para minha escrita criativa.

E parafraseando o Capitão do Mato, como o próprio Vinícius de Moraes se intitulava:

É melhor ser alegre que ser triste, 

Alegria é a melhor coisa que existe

É assim como a luz no coração…”  

Será possível encontrar a tal da felicidade no trabalho?

Em tempos tão estranhos, onde o sentido de felicidade esta cada vez mais deturpado e ameaçado pelas mazelas em que vivemos no mundo, penso que trazer o tema para debate se torna muito necessário.

E para falar sobre isso, eu fiz uma entrevista maneiríssima com o Marcelo Gato, o Mr. Felicidade no Trabalho, que além de precursor do tema, é o cara que difundiu a felicidade aqui no LinkedIn e por onde passa, ele trabalha incansavelmente para ser feliz no trabalho e ajudar as pessoas nesse processo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tem mais algumas coisas que eu devo pontuar sobre o Marcelo, ele não poderia ser um especialista em felicidade no trabalho se não fosse um ser verdadeiro, que tem uma conduta e uma família linda e é a felicidade em pessoa. Aquele cara que fala sorrindo, tem um olhar atento, sincero e jamais perde a chance de propagar a felicidade, por isso ele é o meu ilustre convidado de hoje.

Abaixo relato parte da nossa conversa. Vamos às perguntas que eu (Fernanda Lage –- FL) fiz ao Marcelo Gato (MG) e as respostas dele.

Palavras de um propagador da felicidade no trabalho

(FL) Quem é o Marcelo gato na fila do pão? 

(MG) Marcelo Gato na filá do peixe (rsrs)

Bom, sou paulistano, casado, pais de 2 meninos e uma menina, atleta para sempre e um eterno otimista. Trabalhei minha vida toda na área da tecnologia, principalmente em bancos e sempre tive um pézinho na literatura e como um grande leitor, eu diria que de uns 10 anos pra cá, não sei se pela maturidade, passei a olhar mais para o alto, buscando proteção, direção e o mais puro ensinamento que tirei disso tudo: é preciso estar perto de Deus para tocar melhor a vida. E tem dado certo!

(FL) Como surgiu o seu projeto de felicidade no trabalho?

(MG) Meu projeto de Felicidade no trabalho surgiu há uns 5 anos. Bom, deixa eu voltar mais 5 anos: há 10 anos mudei de trabalho e decidi priorizar mais meu lado pessoal, pois havia trabalhado 20 anos, desequilibrado e completamente fora de harmonia entre trabalho e família. Eu priorizava o trabalho e rapidamente ele roubou meu tempo e espaço.

Foi quando eu resolvi equilibrar a minha vida pessoal e profissional e desde então, com mais tempo para a família e colocando definitivamente Deus “na causa”, percebi que atingi o que poucos tinham. Não era a nova empresa, não era sorte, não era uma grande capacidade minha de executar o trabalho em 8 horas diárias. Era principalmente ACREDITAR que a vida poderia ser assim e AGIR nesse sentido, pois a vida é para viver de maneira livre e… FELIZ.

E estudando como ajudar as pessoas a atingir o famoso “Work life Balance”, encontrei a psicologia positiva e então a Ciência da Felicidade! No final, foi um encontro meu que me fez tão feliz que quis compartilhar.

(FL) Quais as ações você faz atualmente para ajudar as pessoas com essa tal felicidade?

(MG) Nos últimos anos compartilhei muito conteúdo nas redes, principalmente no LinkedIn e dei inúmeras palestras e aulas pelo Brasil inteiro. Isso me gerou diversas conexões valiosíssimas, como a minha e a da (Fê Lage), por exemplo, e de pessoas que me procuram para compartilhar com equipes essas ideias na forma de bate-papo, palestras, artigos, entrevistas, cursos, séries de vídeos corporativos, etc.

São diversos formatos que adaptamos para cada realidade, mas o grande projeto de 2021 em diante será o atendimento mais pessoal mesmo. Uma espécie de mentoria de vida/carreira está no forno, mas ainda preciso me desenvolver em algumas áreas para executar isso com excelência e ajudar as pessoas da melhor maneira.

Até porque eu entendi, que o maior impacto que acabo gerando é pessoal e individual. Hoje atinjo grupos em quantidade e agora, em primeira mão para a Fê Lage e sua rede, espero poder ajudar com mais profundidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

* Foto arquivo pessoal, o dia em que encontrei por acaso na praia com o Marcelo e a Mirian Gato, esposa dele, na praia do Litoral NorteSP.

(FL) O que a pessoa deve fazer para ser feliz no trabalho? É possível ser feliz no trabalho?

(MG) Claro que é possível ser feliz no trabalho. E não é necessário trabalhar com aquilo que mais ama, é possível ser feliz se dedicando a uma empresa que investe em você, empreendendo, sendo autônomo, etc. Não há um contexto ou atividade pre estipulada para ser feliz no trabalho. Até porque se fossemos esperar trabalhar com o que gostamos para ser feliz, apenas 1% (ou menos) na população estaria nesse patamar.

O que posso destacar sobre a felicidade no trabalho são ações nos 4 pilares: propósito, engajamento, resiliência e gentileza. Quando entendi essa divisão feita pela Universidade de Berkeley, gostei muito, pois cobre praticamente todas as ações que podemos tomar individualmente e que impactam positivamente na nossa felicidade em trabalhar.

1 – Propósito não é ter um determinado cargo, salário, diploma, atingir um objetivo ou meta pessoal. Tudo isso é válido, mas não são propósitos. Aumentar sua felicidade em trabalhar, é ver o impacto do seu trabalho na vida das pessoas. Acordar com esse mindset,  ter garra por impactar vidas, utilizando seus dons, fortalezas e habilidades.

O melhor impacto que podemos causar na vida das pessoas é com o que temos de melhor. Aquelas nossas habilidades que nos diferenciam da maioria, vão transformar mais as vidas e nos farão mais felizes também.

2 – Engajamento – Não pense que só podemos ter engajamento quando temos o trabalho ou cargo dos sonhos, com uma equipe perfeita ou com reconhecimento financeiro. Não é isso. Ser mais engajado tem a ver com reconhecer com destaque os colegas, celebrar conquistas, trabalhar concentrado num estado de FLOW e formatando com autonomia e singularidade como realizamos o trabalho.

3 – Resiliência –  Tem a ver com energia e a diversidade em sua essência. Energia física pode ser potencializada com boas noites de sono, alimentação equilibrada e atividades físicas. Com mais energia, maior a resiliência e a felicidade!

E a mais pura diversidade faz com que cada um de nós tenha liberdade e segurança para sermos a MELHOR VERSÃO de nós mesmos. Sem “máscaras corporativas” cada um pode ser o mais real possível, dando o melhor ao trabalho e evitando atuar aquele “personagem” o que consome energia física, mental e trava o trabalho. Esse é o tema que mais amo da felicidade no trabalho, pois empodera a identidade de cada pessoa.

4 – Gentileza – Condição capaz de unir a todos, a empresa, o cliente, o fornecedor, entre outros, em atos que farão toda a diferença nas relações. Preciso até complementar a máxima: “gentileza gera gentileza e felicidade no trabalho”!

Em resumo, quando focamos em objetivos pessoais e pontuais, não ficamos mais felizes em trabalhar. Ao invés disso, ter hábitos de olhar o benefício do nosso trabalho na vida das pessoas, e ter diariamente a oportunidade de aumentarmos a Felicidade no trabalho.

(FL) Para você o que é a felicidade? 

(MG) Puxa, pergunta difícil! Mas a felicidade para mim, é oferecer um churrasco para os amigos e a família. Cozinhar para os filhos. Praticar esportes.

E impactar a vida das pessoas ajudando elas a sair das prisões da falsa felicidade e sucesso de vida.

Uma vez até me perguntaram o porquê de eu continuar com esse projeto. Eu respondi que é porque cada vez que eu recebo um feedback numa palestra, eu tenho a certeza que esse é meu propósito. E ficar extremamente feliz ajudando as pessoas a serem mais felizes, trata-se de um bem espiritual também.

Espero ter ajudado a todos e deixo uma mensagem final: objetivos pontuais são importantes, mas a dica de ouro é, focar mesmo em beneficiar a vida dos outros como um hábito diário. Seremos missionários do sec. XXI em qualquer ponto do mundo. Do lugar mais longe e pobre do mundo a nossa vizinhança e clientela. 🙂

Dicas do Marcelo Gato sobre o tema felicidade! 

“Felicidade de Harvard”, grande best seller. Essa é a dica automática, mas em “Mindset” (Carol Dweck) eu vi muita felicidade, muita identidade e empoderamento e muita autonomia. Outro livro sensacional se chama “Devagar” (Carl Honoré), criado do movimento SLOW. Nesse mundo a 1000km por hora, desacelerar para fazer com qualidade, um livro sensacional para apreciarmos mais a vida e o que fazemos dela.

Que as palavras do Marcelo Gato possam te inspirar a buscar a sua felicidade no trabalho ou onde quer que seja!

E para encerrar, um poema de Cora Coralina, que é pura explosão de felicidade pessoal!

“Faz da tua casa uma festa!

Ouve música, canta, dança…

Faz da tua casa um templo!

Reza, ora, medita, pede, agradece…

Faz da tua casa uma escola!

Lê, escreve, desenha, pinta, estuda, aprende, ensina…

Faz da tua casa uma loja!

Limpa, arruma, organiza, decora, muda de lugar, separa para doar…

Faz da tua casa um restaurante!

Cozinha, prova, cria, cultiva, planta…

Enfim…

Faz da tua casa

Um local criativo de amor.” ❤

Está gostando? Acessa então a newsletter quinzenal “Conteúdo na Veia” pra não perder nada.

Sobre a autora

Fundei a INBOX Conteúdo em 2017 para compartilhar conteúdos autênticos e verdadeiros na era digital. Sou especialista em marketing digital, consultora e escritora Ghostwriter.

Meu trabalho é te ajudar a criar sua reputação na rede e a ganhar autoridade na sua área, por meio de conteúdo estratégico e autêntico. Onde você está e aonde quer chegar?

Te convido a me acompanhar também no Instagram: @flage_