Eu precisei começar tudo de novo e posso dizer que dar alguns passinhos para trás me ajudou a pegar impulso, engrenar de vez e ir mais longe.

Já começo com a pergunta do call tô (de mineiro) action. O que você tem a dizer do ano mais maluco das nossas vidas? Qual foi o seu maior feito?

E tudo bem se para você o ano não tenha sido tão louco assim, mas tenho certeza de que terá histórias de 2020 para lembrar pelo resto da sua vida.

Eu gostaria mesmo de saber o que você tem a dizer, porque realmente acredito e vejo por mim, por pessoas próximas e por quem acompanho, que a gente produziu pra caramba, nos reinventamos, ficamos mais solícitos, passamos a dar mais valor às coisas simples e, talvez, tenhamos começado a enxergar um pouco mais os outros, além de nós mesmos.

Sim, a gente teve que dar alguns passinhos pra trás, e isso não só nos reconectou com valores que havíamos perdido como também nos impulsionou a ir mais longe. Bem, pelo menos comigo foi assim.

A lei da sobrevivência e a intuição falaram mais forte

Já trabalhava com marketing de conteúdo há alguns anos, mas existia algo que me impedia de soltar a minha própria voz, talvez porque estivesse sempre escrevendo para outras pessoas e atendendo clientes da Inbox Conteúdo, agência que fundei em 2015. Sempre deixava o meu marketing pessoal para outra hora.

No início da pandemia, ainda em abril, comecei a perder parte considerável dos meus clientes, ou a maioria deles reduziu as verbas e os jobs. A crise se instalava na minha empresa e me faltava equilíbrio emocional, diante das incertezas de como iria sair dessa situação, pagar as contas e sobreviver a este ano louco. Contudo, a instabilidade durou apenas 1 mês.

Foi justamente aproveitando o isolamento social forçado que comecei a contar minhas próprias histórias, me mudei para o litoral de São Paulo e passei realmente a viver do meu conteúdo. E, desde então, esses dedinhos não param mais de digitar, a cabeça não para de pensar em pauta, os assuntos proliferam, e a minha mente, que agora tem mais tempo de se conectar com a minha essência e meus valores, acabou me ajudando a tirar o pé do chão.

Foi aí que eu tive um insight de criar uma mentoria para ajudar as pessoas a destravarem seus conteúdos, nas redes sociais, sobretudo no Linkedin. Só que, para isso, eu precisava destravar o meu próprio conteúdo e colocar em prática o que eu sabia. Assim, as pessoas acreditariam no que eu estava falando.

  • O resultado disso foi que, em apenas 6 meses, já treinei mais de 40 pessoas em mentorias individuais e em grupo. Já fiz mais de 10 lives com gente muito fera e querida, gravei 3 podcasts, escrevi mais de 15 artigos, ministrei 3 palestras, virei colunista da comunidade MDG – Marketing de Gentileza e fui moderadora do primeiro Summit de Food Service no Brasil. 

11 pessoas para você seguir no Linkedin, que também têm muito a dizer sobre 2020

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Adriana Balsanelli – Jornalista e assessora de imprensa especializada em cultura, Adriana atendia com exclusividade alguns dos grandes teatros e casas de espetáculos de São Paulo, que tiveram suas portas fechadas logo no início da pandemia. Adriana faz parte da história do surgimento dos espetáculos on-line e, assim como diversos artistas e demais profissionais que vivem de eventos e arte no Brasil, está se reinventando, reinventando seu negócio e aprendendo a produzir, difundir e divulgar o novo formato, sobretudo dos teatros.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Bia Granja – Cofundadora do Youpix, se consagrou como uma das pessoas mais influentes do Linkedin em 2020; na categoria Influencers, é a primeira edição dessa lista de top voices do Linkedin Brasil. Em um ano completamente fora da caixinha, Bia transformou o consagrado YOUPIX em um evento on-line, trazendo as principais tendências do ano para comunicação digital, com foco nos impactos da pandemia para o mercado. Bia é uma pessoa divertida e muito alto astral, sempre com aquele sorrisão no rosto e um mundo de ideias para propagar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Débora Gikovate – Cozinheira, bióloga e food design, ela está à frente da Gikovate Doces, uma confeitaria intitulada por ela mesma como “democrática”. Com quase 40 anos de mercado e foco em food service, ela diversificou seus negócios na pandemia para atender também o consumidor final. Débora foi um grande presente em 2020, de mentorada a conselheira para assuntos diversos, ela chegou até mim por ser mãe de uma amiga e também pela minha relação com o setor, e assim tive o prazer de conhecê-la melhor. Defensora incansável do meio ambiente, ela atua em diversas frentes do mercado de alimentos em combate ao desperdício e por um mundo mais sustentável.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fernanda Capriotti – Especialista em Recrutamento e Seleção, esteve por muitos anos à frente de grandes corporações e, em 2020, criou a Beeable – Contrate Certo Acelere Resultados. Fernanda também passou a produzir mais conteúdo para divulgar o seu negócio e fortalecer o seu marketing pessoal. Na estreia da sua newsletter no Linkedin, o artigo Conheça os softs e hards skills comuns entre as profissões do futuro rendeu mais de 3700 assinaturas. Vale muito acompanhar o trabalho dela.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Laís Vargas – Top Voices do Linkedin, escritora e cofundadora do Minimiza Apresentações, Laís contou que com a chegada da pandemia boa parte do seu faturamento ficou comprometido, pois era proveniente de treinamentos in company. Por conta disso, ela lançou novos treinamentos on-line, criou um podcast, um canal no Youtube, expandiu suas redes sociais e, consequentemente, contratou novos integrantes para o time Minimiza. Será que Laís soube enxergar as oportunidades diante da crise?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Laíze Damasceno – Top Voices do Linkedin, escritora e fundadora do Marketing de Gentileza, em 2020 Laíze parece estar com 24 horas a mais do que todo mundo no seu dia. Entre mentorias, treinamentos, palestras e demais atividades, ela fundou a 1ª comunidade e escola de marketing gentil e humanizado do Brasil. Por consequência disso, aumentou a sua equipe e vem fortalecendo muito o seu propósito, que é o de humanizar as relações digitais. A comunidade vem fazendo tanto sucesso, que Laíze foi convidada por várias emissoras e veículos de comunicação para falar sobre o novo negócio. Estou super orgulhosa de fazer parte disso. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Marcelo Gato – Especialista em Felicidade no Trabalho, professor, palestrante e empreendedor, ele ainda dedica boa parte do seu tempo ao mundo corporativo. Marcelo me contou com exclusividade que as palestras e apresentações multiplicaram absurdamente na pandemia. “Dei aulas em universidades, participei de eventos, iniciei um novo podcast – RH com H de homem e gravei inúmeras entrevistas! – contou. Marcelo participou do RHSUMMIT em 2020, e sua apresentação foi eleita a melhor palestra da trilha.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sara de Araujo Faria – Engenheira química e gestora de alimentos, em 2020 fundou a Solucionária, empresa especializada em P&D, inovação e plant-based. Sara estreou no Linkedin em 2020, e seus artigos voltados para o universo de plant-based são um verdadeiro sucesso! Escolhi um deles para compartilhar: Nova onda de sorvetes plant-based! Vale muito a leitura! Eu tenho um orgulho danado de ter sido mentora da Sara no desenvolvimento desse caminho lindo de conteúdo que ela vem traçando.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Solange Vilella – Fundadora da Conexão Melhor Idade e gerente adm. Convergência. A Sol é um ser iluminado e que tem sempre uma palavra amiga para compartilhar. Ela está perto de se aposentar, depois de 20 anos na empresa, e por isso já estava em home office muito antes de a pandemia começar. Nesse novo formato de trabalho, ela conseguiu transformar seu projeto pessoal, a Conexão Melhor Idade, em uma empresa, desenhou um novo site, ajustou, planejou e criou parcerias. A Conexão é um Instituto lindo que tem como propósito valorizar e mostrar caminhos para pessoas acima de 60 anos com capacidade cognitiva e autonomia capazes de compartilhar e trocar experiências.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Virgínia Mendonça – Especialista em Segurança de Alimentos, engenheira de alimentos e auditora Food Safety, ela é coordenadora técnica há mais de 10 anos da SGS, empresa líder mundial no domínio da inspeção e certificação. Em 2020, Virgínia começou a produzir conteúdo com intenção de ajudar as pessoas a entenderem um pouco além das técnicas que regem o mercado de certificação de alimentos. Esses conteúdos a fizeram finalista do Prêmio Portal E-Food 2020, na categoria profissional colaborativo, e inclusive ainda dá tempo de votar, até dia 09 de dezembro. Ela foi uma das minhas primeiras alunas de mentoria de conteúdo :D.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vitor Bastos – Fundador da Tambor Biz, uma agência de curadoria de gente, especialista em desenvolvimento de carreira de palestrantes, Vitor é um ser em mutação. Ele ajudou a transformar eventos presenciais de grande porte, como o SMWSP – Social Media Week e o YouPix Summit – maior evento de influenciadores do país, em eventos on-line em 2020. Além disso, ainda lançou o podcast Arte de Inspirar, com destaque para o episódio que tem a minha participação.

Essas foram e são as minhas inspirações no ano mais louco da nossa história, e ainda falta muita gente. Acredito que você também esteja acompanhando pessoas que estão fazendo limonada e alguns drinks com os limões deste ano de pandemia. Que tal me ajudar a engrossar o coro e me contar quem tem te inspirado ou quais foram os seus próprios feitos?

Do lado de cá, posso afirmar que 2020 será sempre lembrado pelo ano em que tive a oportunidade de parar, respirar e realmente construir algo em prol do meu marketing pessoal. E como? Contando histórias! Sim, estou vivendo de conteúdo.

Que os ensinamentos de 2020, sobretudo a oportunidade de reconexão com a nossa essência e as boas conquistas, continuem enraizadas em nossos pensamentos e movimentos para o próximo ano. Eu tenho fé 😀

Super beijo e até a próxima!